Terapias holísticas no SUS
- ekonativa
- 2 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Agora é oficial: 14 novos procedimentos alternativos foram incluídos no Sistema Único de Saúde. A boa notícia havia sido
anunciada pelo Ministério da Saúde, durante o I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, realizado no início do mês de março, no Rio de Janeiro, mas somente foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28.
Agora passam a ser 33 os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais. "Essas práticas são uma prevenção para que pessoas não fiquem doentes, não precisem de internação ou cirurgia, o que custa muito para o SUS. Vamos retomar nossas origens e dar valor à medicina tradicional milenar”, disse Ricardo Barros, então ministro da Saúde, na ocasião.
O decreto inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.

Além de menos tratamentos com medicação sintética, mais oportunidades para profissionais da área terapêutica🙏🙏🙏
Há 12 anos
Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram ofertados apenas cinco procedimentos. Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis atualmente à população.
Comentários